Dicas de Decoração

Como fazer decoração provençal? Fique por dentro dessa tendência!

Romantismo, delicadeza e um toque de luxo. Essas são algumas das características que se reúnem na decoração provençal. Esse modo de decorar foi inventado há muito tempo e ainda nos dias atuais encanta muita gente e faz cada vez mais pessoas terem a curiosidade de como fazer decoração provençal em suas próprias residências.

Felizmente esse tipo de decoração não á algo complicado de fazer. Seguindo suas características próprias, é possível decorar tanto móveis antigos quanto itens decorativos em um ambiente. Aplicando as cores certas e conhecendo os detalhes, a decoração provençal pode entrar na sua casa.

Quer saber mais? Continue lendo esse texto e conheça mais informações sobre esse estilo decorativo realmente encantador. Saiba também como utilizá-lo na sua casa.

Qual é origem da decoração provençal?

Esse estilo tem origem na região de Provença, Sul da França. Em torno dos séculos XVI e XVII, a decoração provençal foi desenvolvida primeiramente por camponeses que tinham o desejo de deixar os seus móveis parecidos com aqueles dos castelos das dinastias.

Para tanto, camponeses habilidosos começaram a modificar esses móveis de maneira artesanal. Há registros que eles usavam peças de madeira para dar aos móveis as formas e contornos suntuosos. E para isso, usavam também cola e gesso para amenizar imperfeições da madeira, alcançando traços mais delicados.

Como usar a decoração provençal na sua casa?

Da vida camponesa de outrora até os dias atuais, a decoração provençal ainda mantém suas relações estéticas relacionadas ao romantismo. Esse detalhe pode ser notado nos móveis, cores de tons claros e estampas trabalhadas. A seguir você aprende como aplicar esse estilo na sua casa.

1. Móveis antigos e trabalhados

O estilo provençal não se caracteriza por móveis retos e muito longos. Em vez disso, os móveis desse estilo caminham para uma estética mais rústica, podendo ter partes de ferro fundido.

Pode-se também modificar esses móveis, aplicando cores suaves ou neutras. Ainda pode-se aplicar neles estampas florais, mais delicadas e pintura com o aspecto desgastado.

2. Cores pastel

As cores da decoração provençal não se caracterizam pelo exagero. Na verdade, a paleta de cores é bem neutra e suave. Dentre os tons mais utilizados estão o branco e bege.

Pode-se também utilizar o azul, rosa e amarelo, mas desde que sejam em tonalidades claras. Essas cores de tons pastel podem ser aplicadas nas superfícies dos móveis e também nas paredes.

3. Flores diversas

Nada de preto e branco. A decoração provençal se desabrocha para as cores por meio das flores. Essas podem ser de vários tipos, mas aquelas que são mais delicadas e pequenas, como as margaridas, são as mais requisitadas.

As flores podem ser usadas literalmente, ocupando vasos em pequenas quantidades. Também elas podem estar nas estampas usadas para os papéis de parede, ladrilhos ou adesivos.

Esses foram algumas informações para você saber como fazer decoração provençal. Além disso, os objetos decorativos como lustres e quadros são também a marca desse tipo de estilo. Eles remetem muito à era dos palácios dos reis.

Gostou dessas informações? Fique por dentro de outros assuntos assinando a nossa newsletter.

 

Você pode gostar também

Sem comenários

Deixe uma resposta