Ambientes

Detox de closet: como desapegar de roupas e itens desnecessários?

Desapegar de roupas pode parecer uma tarefa difícil, mas é bastante necessária, principalmente quando há um grande acúmulo de peças já sem utilidade.

Com o passar do tempo, alguns itens de nossos guarda-roupas perdem a frequência de uso, chegando a ficar até anos armazenados.

Acumular não é um hábito saudável e quando se trata de roupas existe a possibilidade de doar as peças sem uso para pessoas necessitadas ou até mesmo vendê-las.

Acompanhe o post a seguir e veja como desapegar de itens desnecessários da melhor maneira possível!

Primeiramente, reflita sobre seu estilo atual

Um bom pontapé inicial para desapegar é fazer uma reflexão sobre o seu estilo atual. Será que tudo que você tem no seu closet realmente combina com o que você tem usado nos últimos tempos?

Certamente você encontrará muitas peças que não fazem mais seu estilo, mas que você guarda por serem itens de valor, seja financeiro ou emocional, ou por simplesmente achar que são itens interessantes.

Não vale a pena guardar essas peças. Tenha em mente que elas sairão para a entrada de outras roupas e acessórios que se encaixam perfeitamente no seu estilo atual e que serão usadas com frequência.

Verifique a condição das roupas

Sempre existe a possibilidade de você estar guardando roupas sem condições de uso. Manchas, costuras danificadas ou até mesmo rasgos. Essas realmente você não usará mais, não conseguirá vender e muito menos doar. Descarte-as!

Algumas avarias como rasgados pequenos ou manchas podem ser utilizadas como estilização. Se for realmente usar, customize as peças aproveitando o defeito que ela apresenta.

Separe itens que você não usa há muito tempo

Uma maneira de detectar se uma roupa está passível de descarte é o tempo de inatividade dela. Principalmente para quem tem muitos itens, esse pode ser um bom indicador de que você não precisa mais.

Tente se lembrar da última vez em que você usou aquele item. Caso seja há mais de um ano, talvez seja hora de realmente desapegar. Leve em consideração o fato de que, se a roupa é útil a você, estará sendo usada constantemente.

Vender é uma ótima maneira de desapegar de roupas

Desapegar de roupas é difícil, ainda que você não as use há bastante tempo. Por vários motivos elas podem não ser mais úteis: não cabem mais em você, foram compradas por impulso ou não fazem mais seu estilo.

Por que não vender? Se estão em boas condições de uso, fazer um bazar das roupas que você não quer mais é uma ótima opção!

Isso ajudará a arrecadar dinheiro que pode ser utilizado para comprar novas roupas que te atendam no momento.

Lembre-se de colocar sempre preços interessantes nas peças. Crie páginas para divulgar seu bazar em redes sociais como o Instagram, Pinterest e Facebook, e não esqueça de avisar amigos e pessoas próximas.

Outras pessoas podem precisar mais dessas roupas do que você

Nem todas as pessoas têm as mesmas condições financeiras e isso pode se refletir também no guarda-roupas. Doar peças que você não utiliza mais é um gesto nobre! Você estará abrindo espaço entre suas coisas e, ao mesmo tempo, fazendo o bem.

É ótimo ter uma vasta opção de roupas e acessórios, mas vale sempre a reflexão se de fato tudo será usado. Sempre terá alguém precisando.

Procure instituições que encaminham essas doações a pessoas necessitadas ou, caso você conheça alguém que precise, entregue os itens você mesmo.

É sempre importante manter seu closet harmonizado. O detox pode ser difícil de fazer às vezes, mas tenha certeza que é necessário. Agora que você já sabe como desapegar de roupas sem uso, assine nossa newsletter e não perca mais nenhum post como este!

Você pode gostar também

Sem comenários

Deixe uma resposta