DECORAÇÃO DICAS

Geometria na decoração: aprenda a usar formas geométricas em casa

geometria-na-decoraaco

A geometria na decoração sempre inspirou um ar de personalidade, modernidade e, claro, muito charme. As formas geométricas, desde os primórdios da humanidade, estiveram presentes como parte da matemática e meio de expressão nas pinturas rupestres. No entanto, ela foi resgatada para as artes plásticas no início do século XX pelo Cubismo, movimento marcado por grandes nomes como Pablo Picasso e Georges Braque.

Logo em seguida, a geometria passou a ser também um estilo de décor na década de 1910, quando surgiram o Art Déco e a escola Bauhaus. Depois disso, o uso de formas geométricas aplicadas a quadros, adesivos, móveis, papéis de parede e outros itens para personalizar diferentes ambientes ganhou força e permanece sendo uma grande tendência.

Mas, afinal de contas, como criar ambientes visualmente equilibrados e cheios originalidade com formas geométricas? Neste post, explicaremos maneiras práticas de fazer isso sem errar a mão! Continue a leitura:

Escolha a paleta de cores

Painel Geométrico com decoração em tons neutros.

Para começar, selecione a paleta de cores que será usada no espaço a ser decorado. O primeiro passo é analisar as condições do ambiente. Por exemplo: se o cômodo for pequeno, é interessante utilizar tons claros e frios para dar a sensação de amplitude; já no caso de grandes locais, você pode investir em uma paleta de cores quentes para dar um toque intimista e de aconchego.

Existem sites e ferramentas, como o Adobe Color CC e o TinEye Multicolr, que auxiliam na montagem da paleta de cores. Vale a pena conferir!

Combine objetos decorativos

Os objetos decorativos devem ser combinados harmonicamente em forma, cor e textura. Isso significa que, por mais que eles sejam diferentes, é importante que estejam alinhados com o propósito do décor.

Se a ideia for criar um visual moderno e minimalista para a sala de estar, por exemplo, você pode apostar nos papéis de parede monocromáticos e em molduras diferentes para pendurar fotografias, telas etc. 

Agora, se você quiser atribuir um clima industrial à cozinha usando geometria na decoração, aposte em pendentes com armação de linhas sóbrias e geométricas. Nas paredes, que tal aplicar adesivos de cores frias?

Ambiente com papel de parede Zara e objetos de decoração no mesmo tom de cores rosê. Projeto: Camila Cordista

Tenha cuidado com os exageros

Na hora de usar geometria na decoração, é preciso ter em mente que o ambiente, por si só, é inerente a ela. Ou seja, as formas das próprias paredes e portas, por exemplo, devem estar em harmonia com o restante do décor, para que não causem confusões visuais no cômodo. Sendo assim, considere o tamanho do espaço que será decorado, bem como suas características estruturais.

Além disso, é importante tomar cuidado para não exagerar na mistura de formas geométricas e cores em um mesmo ambiente. Caso você sinta insegurança quanto às combinações, vá planejando os detalhes aos poucos e dosando o uso de móveis e itens decorativos.

Ter um ambiente bem decorado e cheio de personalidade pode ser mais simples do que parece. Com planejamento e bastante inspiração, é possível criar um visual original para os diferentes lugares da casa.

Gostou de nossas dicas sobre como utilizar a geometria na decoração? Então, agora é sua vez de colocar a mão na massa! Use a criatividade para fazer combinações incríveis e estilosas. Aproveite para conferir nosso kit de adesivos de parede em formas geométricas e comece a personalizar seu lar.

Quer conhecer mais sobre decoração? Siga no Facebook e Instagram e confira!

Você pode gostar também

Sem comenários

Deixe uma resposta