DECORAÇÃO DICAS

Menos é mais! Como criar uma decoração minimalista no seu lar?

Decoração minimalista

Sabe aquele ditado que diz “menos é mais”? Pois esse é o conceito-chave da decoração minimalista. Esse estilo preza por ambientes com poucos móveis, cores neutras e objetos decorativos que fogem de detalhes rebuscados. Mas atenção: isso não significa ter uma residência sem graça e sofisticação.

Confira as 6 dicas que preparamos para você aplicar esse estilo de decoração no seu lar. Boa leitura!

1. Invista em cores neutras.

As cores mais suaves ou neutras são os elementos típicos da decoração minimalista. Mas para seguir a paleta do estilo, aposte nos tons de palha, branco e também aproveite as nuances de tons de areia. Essas cores podem ser aplicadas nas paredes, com tinta ou papel de parede na estampa das almofadas e até mesmo no forro do sofá.

2. Aposte em móveis espaçosos

Móveis repletos de detalhes não fazem parte da decoração minimalista. Para este estilo, o ideal é apostar em um design simples. Por exemplo, vale a pena investir em mobiliário com linhas retas e também em móveis de baixa estatura, porém espaçosos. Mas isso não se limita somente aos armários, também vale para o sofá. Vê pode cobrir seu sofá ou mesa de jantar com uma manta de tons claros.

Poucos objetivos na composição da sua decoração fazem a diferença.

3. Abuse de cortinas e tapetes de tons sóbrios

Atenção especial para os tecidos escolhidos para aplicar na decoração minimalista! Fuja de tons vibrantes para cortinas e tapetes e evite também estampas étnicas e coloridas. Materiais leves e tons sóbrios são os ideais para tais peças decorativas. Lembre-se de que quanto menos melhor.

4. Decore com poucos objetos. Menos é mais.

Uma casa repleta de elementos decorativos não compartilha do estilo minimalista. As peças ornamentais indicadas para a decoração minimalista são importantes por sua individualidade e não pela quantidade. Nesse sentido, busque por peças únicas em cerâmica ou até mesmo pequenas esculturas. Artefatos feitos de metal e madeira também são fortemente utilizados nas casas que prezam por esse conceito. Mas procure também peças de artesanatos que sejam uteis para sua casa e o seu dia a dia, como uma rede com tons claros e neutros para os momentos de descanso.

 5. Preze pela iluminação natural para dar vida a sua decoração minimalista

Cômodos escuros não combinam com a decoração minimalista. O mais recomendado é que a iluminação seja homogênea, por isso, é recomendável aproveitar a luz natural que entra na sua casa. Aposte em janelas de vidro, cortinas claras ou persianas abertas, de forma a aproveitar até o último minuto de luz solar. Para a iluminação noturna, o ideal é lançar mão de lustres e pendentes com menos detalhes possíveis, fazendo com que a própria lâmpada seja protagonista da peça, deixando-a aparente.

A luz natural combina muito com a decoração minimalista.

6. Tenha um quarto minimalista

Um quarto com mesas, quadros, cadeiras e decoração excessiva podem trazer um aspecto de ambiente carregado. Para ter um cômodo que segue a decoração minimalista, preze pelo básico.
Opte por peças chave como uma cama sem cabeceira, cercada por um criado-mudo discreto e com linhas retas, além de uma luminária simples e um guarda-roupa com espelho embutido. A harmonia entre as peças dará o tom minimalista para o seu quarto!

Camas sem cabeceira são opções para você deixar sua decoração minimalista.

Essas foram algumas dicas para você aplicar de vez a decoração minimalista na sua casa. Se você quiser inovar um pouco nas cores do seu lar, mas sem fugir do conceito minimalista, opte pela cor rosa chá. Esse tom de rosa é neutro e muito fácil de combinar com outros objetos de decoração.

Gostou dessas dicas? Quer conhecer mais sobre decoração? Siga no Facebook e Instagram e confira!

Você pode gostar também

Sem comenários

Deixe uma resposta