DECORAÇÃO FLORES E PLANTAS

Plantas naturais ou artificiais: qual é a melhor para a minha casa?

Apaixonados por plantas sempre arrumam um espaço para elas na decoração da casa. Não é para menos, o encanto de um arranjo de flores faz toda diferença. Sejam plantas naturais ou artificiais, é inegável que elas transformam o ambiente.

Porém, na hora de comprar uma planta, qual é a melhor opção? Natural ou artificial? Você sabe qual se encaixa melhor na sua casa? Continue conosco e aprenda a fazer a escolha correta para uma decoração com plantas de tirar o fôlego!

Escolha conforme seu ambiente

Você mora em um apartamento, trabalha várias horas por dia e tem pouco tempo para cuidar de plantas? Então a melhor opção é apostar nas artificiais. Elas não possuem prazo de validade e não precisam de muitos cuidados. O máximo é mantê-las limpas lavando periodicamente e tirando o pó.

Já se você mora em um local aberto, com bastante luz solar e dispõe de tempo e energia, não tem porque deixar de usar as naturais. O aroma e os benefícios que uma planta natural traz não podem ser substituídos.

Cada vez mais em alta, as suculentas estão invadindo os espaços!

Saiba quais as vantagens das plantas naturais ou artificiais

Atualmente é possível encontrar modelos de plantas artificiais com tantos detalhes, que elas só podem ser distinguidas das naturais por meio do toque. Some isso ao fato de que elas permitem uma combinação maior de arranjos e vasos. Misturar vários modelos é válido, o que nem sempre se consegue com plantas naturais.

Outra vantagem importante das plantas artificiais, é que elas contribuem para a preservação do meio-ambiente. Isso porque não necessitam de venenos e agrotóxicos como as naturais, e o transporte delas pode ser feito mais lentamente — o que diminui a emissão de gases poluentes dos automóveis.

As naturais, por sua vez, são capazes de oferecer qualidade de vida por meio da purificação e umidificação do ar. As plantas fazem fotossíntese para gerar energia, e esse processo também retira impurezas e gases tóxicos do oxigênio.

Fique atento também às desvantagens

Algumas pessoas consideram flores artificiais bregas ou cafonas. Por mais que esse conceito já tenha mudado bastante, ele ainda pode valer se a escolha não for bem-feita.

Para evitar que isso aconteça, observe bem a qualidade dos materiais e os detalhes. Alguns tecidos, como o veludo, desbotam facilmente. Quanto mais parecidas as plantas artificiais forem com as naturais, menos perigo você correrá.

As plantas vivas, por outro lado, exigem tempo e dedicação para que permaneçam bonitas e vistosas. Você deverá se informar sobre a espécie que colocará na decoração para saber como cuidar dela.

Algumas precisam de sol, outras de sombra. Enquanto as orquídeas não necessitam de muita água, as violetas devem ser regadas com frequência. Outros cuidados que podem variar é o tipo de terra em que a planta será cultivada, o vaso que a sustentará e sua exposição ao vento.

Se não fosse o bastante, a maioria das plantas naturais são sazonais — ou seja, não florescem em todas as estações.

Decoração com plantas

Defina o tema da decoração

Uma decoração com plantas também precisa ser bem planejada e executada. Quando utilizada em exagero, pode transformar sua casa em uma floresta.

Para interiores, se preferir as plantas naturais, opte por flores como orquídeas, begônias e violetas. Nos cantos, opte por folhagem e pequenas árvores — utilize espadas de São Jorge, árvore-da-felicidade ou a palmeira areca. Tenha cuidado também ao escolher os vasos para as plantas, ele deverá fornecer a sustentação necessária.

Todas essas plantas podem ser encontradas em versões artificiais. Ou seja, as dicas seguem sendo as mesmas, porém, você não precisa considerar os cuidados para que a elas não sequem e morram.

A flexibilidade criativa também é maior com as artificiais. Você pode misturar vários modelos para compor arranjos, ou apostar em vasos diferentes. Uma cesta de flores, por exemplo, se torna inviável quando natural, pois não permite a irrigação.

O mais gostoso na hora de decorar, é que não há uma regra. Então, vale misturar os dois tipos, conforme o ambiente utilizado. Se você achar bonito, tudo pode ser feito!

Gostou das nossas dicas sobre plantas naturais ou artificiais? Então nos siga no FacebookInstagram e YouTube, e acompanhe as novidades!

Você pode gostar também

1 comentário

  • Responder
    Kadalynn
    28 de fevereiro de 2021 at 11:40

    Decorar a casa com flores e um costume muito antigo. Com a alegria e a tranquilidade que as cores e essas plantas delicadas trazem, algumas pessoas que adotam essa tradicao tem uma questao em comum: “Qual o poder das flores para minha casa?”. Neste post, vamos explicar os beneficios e os poderes que essas belezuras possuem. Continue a leitura.

  • Deixe uma resposta