DECORAÇÃO DICAS

Decoração com azul: saiba como usar este tom para renovar seu apartamento

Decoração com azul: saiba como usar este tom para renovar seu apartamento

Aprenda algumas ideias inspiradoras para decorar sua residência e dar a ela mais harmonia e organização

Talvez porque seja a cor do céu e do mar, na cromoterapia, os tons de azul evocam clareza, pureza e intuição aprimorada. Em casa, sua sensação é imediatamente calmante e acolhedora, pois o azul é uma cor que ajuda a acalmar os sentidos ao mesmo tempo que refresca o ambiente.

E o que torna o azul ainda mais especial no campo de decoração é sua adaptabilidade. Ao combiná-lo com praticamente qualquer outra cor, você terá um belo resultado, pois isso funcionará muito bem ao decorar sua casa. Então, se você gosta de seus azuis suaves ou extra-brilhantes, misturados com uma cor forte ou combinados com um pastel, há um azul e uma combinação de cores certa para você!

E… qualquer que seja o seu tom de azul preferido  – e qualquer estilo de decoração, do náutico ao real, neste post vamos lhe dar algumas dicas interessantes para usar essa agradável tonalidade em seu apartamento na Vila Madalena ou outra grande região de SP. Confira alguns detalhes que separamos, logo a seguir! 

1. Pense em famílias de cores para tecidos

Existem tantos padrões de tecidos bonitos em azul. As opções de tecido variam de um simples tique-taque azul a um floral intrincado. Você também pode misturar e combinar padrões facilmente. Por que não começar com uma cortina azul brilhante em um floral? Em seguida, adicione um tecido azul em padrões diferentes com almofadas. Escolher a simplicidade de azul e branco torna a mistura e a combinação fáceis e divertidas. Dica rápida: seus azuis não precisam combinar perfeitamente.

2. Adicione uma cor contrastante

Você sempre pode aprimorar o esquema de cores azul e branco com a adição de uma cor contrastante. O azul tem muitos amigos. Verde. Amarelo. Cor de rosa. Vermelho. Ou todas elas! E às vezes nem precisa ser nos acessórios ou no tecido. Dependendo da estação, gosto de adicionar cor com flores frescas. O azul é o cenário perfeito para um agrupamento de peônias e margaridas. Manter os pisos e móveis neutros permite que você mude rapidamente a combinação de cores para a estação.

3. Acessórios

Às vezes, fazer escolhas de tecido pode ser um pouco opressor e um investimento. Por que não começar a namorar azul e branco com acessórios simples? É uma ótima maneira de conhecer um clássico sem compromisso. Para isso, encontre algumas peças para iniciar sua coleção em lojas de artesanato, por exemplo. Eles são tão fáceis de encontrar por menos de R$ 5 reais. Pratos e copos azuis também estão disponíveis em vendas de imóveis e brechós. Com uma boa dose de pesquisa você poderá encontrar objetos que sejam a sua cara e possam trazer um conceito precioso para sua casa!

Procure peças artesanais em azul

4. Use um padrão em sua sala

Comece aterrando a sala com um tapete de padrão azul. Em seguida, adicione um padrão geral grande nas cortinas. Em seguida, introduza um pequeno padrão listrado nas cadeiras da sala de jantar. Termine a sala com diferentes padrões nas almofadas. Em seguida, adicione um padrão menor nas cortinas. Camada em mais azul e branco com padrões diferentes nas almofadas.

5. Que tal o uso de azul e verde?

Sentados lado a lado na roda de cores, o azul e o verde trabalham juntos em perfeita harmonia. Você pode escolher brilhantes, mas para um cômodo mais relaxante, use um tom pastel de azul e um verde limão um pouco mais forte. Paredes em azul pastel e molduras brancas criam um cenário maravilhoso para os tons de azul e verde limão nos móveis, cortinas, roupas de cama e travesseiros.

Paredes em azul

6. Possibilidades de uso do azul com marrom

Outra dupla de cores excelentes é o azul e o marrom. O marrom chocolate escuro realça os toques turquesa com perfeição, enquanto a mistura de padrões e acessórios dão aos cômodos muito charme extravagante. Divertido e ainda sofisticado, usar essa combinação pode deixar sua casa arrojada e versátil.

7. E que tal azul e roxo?

Quando o azul combina com o roxo, os resultados podem variar de suaves e doces a dramáticos e temperamentais quando os tons escolhidos são escuros e intensos. De qualquer forma, a combinação dessas duas cores frias cria um design relaxante com uma aparência marcante.

8. O uso das cores azul e vermelha

Quer uma paleta que se destaque, mas que seja fácil de manter sob controle, mudando ligeiramente as cores escolhidas? Experimente o vermelho e o azul. É uma paleta country clássica, especialmente quando misturada com o branco. Mas você não está limitado a estilos casuais ou rústicos: temas contemporâneos, retrô e asiáticos funcionam bem em azul e vermelho. Também é uma ótima paleta para o quarto de uma criança, perfeitamente adequada para uma menina ou um menino.

9. Possibilidades de uso de azul com dourado

Quando se trata de tons metálicos, você provavelmente imagem fresca azul com prata igualmente legal, mas como este quarto elegante prova, o dourado é tão rico quando misturado com um tom profundo de azul. A sensação geral é bastante tradicional. Se você adora um estilo de decoração tradicional semelhante, considere o azul profundo e o dourado para sua paleta.

10. Azul com branco: um clássico que nunca sai de moda

Combine o branco com qualquer outra cor pura e você terá um ambiente impressionante. Combine o branco com um tom escuro de azul puro, e uau, você obtém uma grande dose de tranquilidade acentuada com um toque de minimalismo. Adicione os toques náuticos aos acessórios por todo o espaço, e o resultado final é um quarto que tanto acalma quanto traz conforto. Ou seja: é o encontro da perfeição das cores, assim como é o céu, azul e branco!

11. E que tal azul com laranja?

O azul e o laranja são complementos de cores, o que significa que ficam um em frente ao outro na roda de cores. Quando usados ​​juntos, eles têm um contraste muito forte e uma vibe dramática definida, então esta não é a paleta para uma sensação altamente moderada ou tranquila. Ainda assim, quando usados ​​como acentos, não como cores primárias, o azul e o laranja adicionam uma sensação de excitação sem sobrecarregar o espaço.

Gostou destas dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais!

Quer conhecer mais sobre decoração? Siga no Facebook e Instagram e confira!

Por Lucas Leal

Você pode gostar também

Sem comenários

Deixe uma resposta