DECORAÇÃO DICAS

Como colocar quadros na parede?

Como colocar quadros na parede?

Quadros são itens essenciais na decoração de qualquer ambiente: trazem mais aconchego e acrescentam um toque de personalidade. Apesar de ser um jeito simples de criar interesse visual, nem todo mundo sabe como colocar quadros na parede. Para ajudar na tarefa, preparamos este guia. Continue a leitura e inspire-se!

Avalie a parede

Antes de furar uma parede, é muito importante saber de qual material ela é feita e se há instalações hidráulicas ou elétricas por dentro dela, para evitar fazer um estrago na casa.

Paredes de concreto são muito difíceis de furar e o prego pode acabar caindo assim que é colocado. Por serem mais finas, paredes de tijolo comum são mais fáceis de furar, mas podem ter pequenos espaços ocos, que também não fornecem a aderência necessária.

Um bom truque é bater na parede com o punho fechado e ouvir se o som se propaga por dentro. Caso sim, aquele ponto está oco.

Antes de furar uma parede, é muito importante saber de qual material ela é feita

Escolha o prego certo

Pregos menores são mais fáceis de serem pregados, porém, aguentam muito menos peso. A não ser que o quadro seja muito leve, você precisará de vários preguinhos. Considere que, quanto mais vezes você furar, maiores são as chances de ter algum problema.

Evite pregos velhos, enferrujados ou tortos: todos esses fatores interferem na fixação. E você não ficará feliz se o quadro cair depois de pendurado!

Conheça as ferramentas necessárias

O martelo serve, mas não é ideal porque exige certa experiência no manuseio. O melhor é usar uma ferramenta elétrica, como furadeira ou parafusadeira, que fará a maior parte do esforço.

É bom usar uma bucha para garantir que o prego não caia, pois o buraco na parede pode alargar com o tempo. Outro item importante é algo que possa recolher a poeira, como um pedaço de papel sulfite ou um filtro de café.

Alinhe o quadro corretamente

Se existe algo pior que um quadro torto, é um quadro colocado alto ou baixo demais, fora da linha de visão da maioria das pessoas. Por isso, teste várias posições para o quadro que será fixado, antes de escolher a melhor.

Marque com um lápis onde deverão ficar os cantos do quadro e alinhe tudo com uma trena ou régua. Assim, você nivela o quadro com calma e não perde o ponto perfeito para ele.

Por isso, teste várias posições para o quadro que será fixado, antes de escolher a melhor

Não fure, cole

Furar a parede é uma tarefa um pouco complicada e não é qualquer pessoa que tem habilidade para fazer. Felizmente, hoje em dia existem boas opções para fixar quadros sem pregos, ideais para quem mora em imóveis alugados.

Entre elas, podemos citar a massa adesiva, ótima para quadros bem leves, os fixadores de velcro, que suportam até 500g, e as fitas dupla face. Estas são muito populares, pois podem fixar até 2 kg por 15 cm de fita, desde que o quadro e a parede sejam perfeitamente planos.

Todas essas alternativas prometem não arrancar o acabamento da parede na hora de remover, por isso, vale a pena tentar.

Quer conhecer mais sobre decoração? Siga no Facebook e Instagram e confira!

Você pode gostar também

Sem comenários

Deixe uma resposta