DICAS FAÇA VOCÊ MESMO

DIY: aprenda a fazer a suas próprias flâmulas de tecido

Como fazer flamulas

Se você é antenado para as novidades sobre decoração sabe que, muitas vezes, alguns itens simples vão chegando timidamente e, quando se percebe, já caíram nas graças de todo mundo. É o caso da flâmula de tecido. A pegada vintage, um tanto minimalista, com palavras e estampas gravadas em tecidos simples, tem conquistado até os mais requintados decoradores. 

E o mais legal é que não precisa gastar muito para ter esse item decorativo. Fáceis de fazer, as flâmulas entraram para a lista do DIY (“do it yourself“, ou: “faça você mesmo”) mais procurado dos últimos tempos com incontáveis tutoriais na internet. Por isso, a gente vai te ensinar como fazer suas próprias flâmulas, quais tecidos usar, como estampar, onde aplicar na decoração de sua casa e a historinha de como esse item surgiu. 

Qual a origem da flâmula de tecido?

A flâmula é um tipo de bandeira que sempre foi utilizada para estampar brasões, símbolos de instituições, marcas de organizações. Com o passar do tempo, ela foi ganhando status de item de decoração, assumindo a função de também mandar mensagens motivacionais. Feitas de tecido ou tapeçaria, essas bandeiras se mostraram versáteis, descontraídas e, por vezes, ousadas. ​

Quais tecidos utilizar?

De uma forma geral, o algodão cru é o tecido mais procurados para fazer as flâmulas por permitir aplicações variadas. No algodão é possível desenhar ou escrever com canetinhas para tecido, pintar, bordar ou costurar outros tecidos. Mas, essa é uma escolha pessoal, há muitas flâmulas que são confeccionadas em feltro, cetim e chita, por exemplo.

Quais estampas posso usar?

Para as estampas, não há nem regra nem receitas. Basta soltar a criatividade! Vale tudo: desenhos fofos, como corações, setas ou estrelas, frases motivacionais, desenhos geométricos, estampas étnicas, ou ainda, florais. Basta combinar com o espaço em que elas serão penduradas.

Como usá-la na decoração?

Você pode pendurar as flâmulas onde quiser, não há restrições! Elas ficam bem em qualquer lugar. Pode ser na sala, no banheiro, no quarto, na cozinha, na varanda. A flâmula complementa a decoração da sua casa. Ela pode substituir quadros e pôsteres ou até mesmo fazer uma composição por exemplo. Ou ainda, pode reinar sozinha na sua parede. A chave aqui é abusar da imaginação.

Quais materiais vou precisar?

É super fácil confeccionar suas flâmulas de tecido. Para colocar a mão na massa e fazer uma flâmula, com uma bela mensagem, você vai precisar de:

  • 30cm x 30 cm de tecido;
  • cola para tecido ou de silicone;
  • pincel e tinta para tecido;
  • caneta para tecido;
  • tesoura;
  • palito de churrasco ou pequenos galhos;
  • barbante;
  • folha tamanho A4.

Passo a passo para fazer a flâmula de tecido:

  1. Faça o molde de sua flâmula no papel A4. Na posição vertical, faça uma marcação dobrando a folha ao meio. Em seguida, com ela aberta, dobre as pontas inferiores em direção a essa marcação central, formando assim um bico. Está pronto o molde!
     
  2. Coloque o molde sobre o tecido, trace seu formato e recorte. Usando a cola para tecido ou a cola de silicone, faça uma espécie de bainha nas pontas do tecido (deixando de fora a parte superior), dobrando as bordas e colando-as. Está pronta a base da sua flâmula!
     
  3. Enrole o palito de churrasco na parte superior, que estará sem acabamento, e cole para formar a haste de sustentação de sua flâmula. Nas pontas do palito, amarre o barbante na medida de sua preferência. 
     
  4. Chegou a hora de estampar! Se você tiver uma letra bacana ou dotes artísticos para desenhar, pode usar a caneta para tecido e fazer direto na sua flâmula. Se esse não for seu caso, é possível achar todo tipo de moldes na internet, basta recortá-los e, usando as canetas ou tintas para tecido, reproduzir na flâmula. Assim que secar, está pronta sua flâmula de tecido!

Dica importante: Estencil ou tinta spray são bons substitutos para as canetas e tintas! 

Agora que você aprendeu como é fácil fazer uma flâmula de tecido, use a criatividade e se divirta! Para não perder nossas dicas sobre decoração, nos siga no Facebook e no Instagram!Voltar

Quer ficar por dentro de dicas de decoração e tutoriais DIY para você montar objetos na sua casa? Então assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Você pode gostar também

3 Comentários

  • Responder
    HERMES DAGOBERTO
    14 de setembro de 2020 at 12:43

    Gostei do assunto de sua publicação, gostaria de ver se é pertinente de divulgar em meu site: link acima.

    Sds.

    Hermes

    • Responder
      blogstickdecor
      14 de setembro de 2020 at 19:57

      Olá, que bom que gostou, ficamos felizes! Pode divulgar sim 😀

  • Responder
    Marcos
    12 de dezembro de 2020 at 09:10

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

  • Deixe uma resposta